Registos Bibliográficos associados ao registo de autoridade |
|
Etiqueta de registo: 03076cam 2200313 450 001 733240 003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/733240 005 20030512140600.0 095 ## $aPTBN00520475 100 ## $a19931210d1636 m y0pory01030103ba 101 0# $afre 102 ## $aFR 105 ## $aagf z 000yy 200 1# $aHarmonie universelle, contenant la théorie et la pratique de la musique,...$bMúsica impressa$fpar F. Marin Mersenne de l'Ordre des Minimes 210 #9 $aParis$cSébastien Cramoisy,$cPierre Balard$d1636-37 215 ## $a2 partes em 1 V.$cprincipalmente música$d2º ( 38 cm) 306 ## $aMarcas dos impressores nas p. de rostos da primeira e segunda parte da obra 307 ## $aA p. de rosto mostra uma decoração de p. inteira, nitidamente renascentista e barroca,
nomeadamente, um quadrilátero que tem ao centro um grande medalhão com motivos vegetalistas,
aves e na extremidade uma inscrição em latim. Nos cantos do quadrilátero, quatro medalhões
menores com personagens da época, e ainda um outro mais pequeno com as iniciais do
impressor- S.C. A decoração inclui ainda uma outra gravura de p. inteira a seguir
à p. de rosto da 1ª parte representando Orfeu, poeta e músico tocando a sua lira,
que encanta com as suas canções os animais, as árvores inclinam-se para ele, e também
os rochedos se comovemcom os acordes suaves do seu instrumento musical, sendo a mesma
assinada por M. Le Roy 316 ## $aEncadernação da época em pele com frisos e o título gravados a ouro na lombada, mau
estado de conservação$5PTBN : M. 109 A. 321 1# $aRISM II 573 321 1# $aCGBNP CXIII 86 321 1# $aThe New Grove 12 188/191 327 1# $a[Primier partie] contém : Harmonie universalle,... Oú il est traité de la nature des
sons, & des mouvemens, des consonances, des dissonances, des genres, des modes, de
la composition, de la voix, des chantes, & de toutes sortes d'instrumens harmoniques.
- Assin: [ ]//2, A//6, ã//6, A-Q//6, R//2, S-Z//6, Aa-//2, ã//4, A-T//6, A-C//6, ã//4,
A-B//4, C//6, D//8, E//2, E-G//6, H//4, H//2, I//2, I//8, K-O//6,P//3, P//4, Q-T//6,
V//2, V-Z//6, Aa-Cc//6, G//4, ã//4, A-F//6, G//8, H-I//6, I//2, K-L//6, M//4, M//2,
N//6, O-P//2, Q//4 ;$aSeconde partie contém : La pratique des consonantes, & des dissonances dans le contrepoint
figuré, la methode d'enseigner, & d'appreendre à chanter. L'Embellissement des airs.
La musique accentuelle. La rythmique, la prosodie, & la metrique françoise. La maniere
de chanter les Odes de Pindare, & d'Horace. L'Utilité de l'harmonie, & plusieurs nuovelles
observatios, tant physiques que mathematiques : Avec deux tables, l'une des propositions,
& l'autre des matiers. - Assin: Aa-Cc//2, Dd-Gg//4, Hh-Gg//6, Hh-Mm//6, Nn//4, Oo//2,
Pp//4, Qq//4, Rr//6, b-c//4, [ ]//22 700 #1 $aMersenne,$bMarin,$f1588-1648,$cO.F.M.$3134767 702 #1 $aCramoisy,$bSébastien,$f1584?-1669$4610$357984 702 #1 $aLe Roy,$bMichel,$ffl. 1636-$4360$31001734 712 02 $aBallard$c(editores de música)$4650$31646241 801 #0 $aPT$bBN$gRPC 856 40 $2Cópia digital disponível na Internet Archive$uhttps://archive.org/details/bub_gal_ark_12148_bpt6k5471093v 966 ## $lBN$mMUSICA$nCotas anteriores : B.A. 449 V. ; B.A. 1223 A.$sM. 109 A. 997 ## $aBIBEOD
|
|
|