Registo de autoridade |
Etiqueta de registo: 00000nx a22000253 45 001 1851402 003 http://id.bnportugal.gov.pt/aut/catbnp/1851402 100 ## $a20220706apory0103 ba0 250 ## $aCaminho de Ferro de Luanda 450 ## $aCaminho de Ferro Luanda-Ambaca$31866523 510 02 $aCompanhia dos Caminhos de Ferro de Luanda$c(1938- )$31868830 510 0# $aCompanhia dos Caminhos de Ferro de Ambaca–Malanje$c(1902-1938)$31851399 510 02 $aCompanhia dos Caminhos de Ferro através de África$c(Luanda-Ambaca, 1885-1938)$3108331 550 ## $aVias férreas$yAngola$31816660 830 ## $aEm 1885, a concessão de uma linha férrea que ligaria Luanda à Pamba de Ambaca (actual
Lucala) foi entregue ao empresário Alexandre Peres, que arrematou a licitação com
um lance de 19,999 contos, comprometendo-se a formar a Companhia do Caminho de Ferro
Através de África (CCFAA), que levaria a cabo o empreendimento. A construção iniciou-se
em 1886, encontrando grandes dificuldades para o seu devido prosseguimento. Assim,
somente em 1889 foram abertos os primeiros 60 km, e; só em 1899 o "Caminho de Ferro
de Ambaca" chega ao seu termo final, em Lucala, sendo inaugurado. A construção da
linha férrea até Malanje, conforme planeado como extensão anteriormente, foi retirada
da CCFAA e repassada ao Estado português em 13 de novembro de 1902, dado o medo de
que a Companhia não conseguisse honrar novamente com suas obrigações. A obra do "Caminho
de Ferro de Malanje" iniciou-se em maio de 1903 e terminou em pouco mais de 5 anos,
totalmente levada a cabo pelo Estado. A questão só foi resolvida no Estado Novo, com
a nacionalização da CCFAA, em 1938, onde também ocorreu a fusão desta com a CCFAM,
formando a "Companhia dos Caminhos de Ferro de Luanda" (CCFL). Foi somente em 1918
que os caminhos de ferro de Ambaca e Malanje são unificados, passando ambos a ser
chamados de "Caminho de Ferro de Luanda" (CFL) 856 4# $uhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_de_Ferro_de_Luanda
|
|
|