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Etiqueta de registo: 00000nx a22000253 45
001 1851402
003 http://id.bnportugal.gov.pt/aut/catbnp/1851402
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250 ## $aCaminho de Ferro de Luanda
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550 ## $aVias férreas$yAngola$31816660
830 ## $aEm 1885, a concessão de uma linha férrea que ligaria Luanda à Pamba de Ambaca (actual Lucala) foi entregue ao empresário Alexandre Peres, que arrematou a licitação com um lance de 19,999 contos, comprometendo-se a formar a Companhia do Caminho de Ferro Através de África (CCFAA), que levaria a cabo o empreendimento. A construção iniciou-se em 1886, encontrando grandes dificuldades para o seu devido prosseguimento. Assim, somente em 1889 foram abertos os primeiros 60 km, e; só em 1899 o "Caminho de Ferro de Ambaca" chega ao seu termo final, em Lucala, sendo inaugurado. A construção da linha férrea até Malanje, conforme planeado como extensão anteriormente, foi retirada da CCFAA e repassada ao Estado português em 13 de novembro de 1902, dado o medo de que a Companhia não conseguisse honrar novamente com suas obrigações. A obra do "Caminho de Ferro de Malanje" iniciou-se em maio de 1903 e terminou em pouco mais de 5 anos, totalmente levada a cabo pelo Estado. A questão só foi resolvida no Estado Novo, com a nacionalização da CCFAA, em 1938, onde também ocorreu a fusão desta com a CCFAM, formando a "Companhia dos Caminhos de Ferro de Luanda" (CCFL). Foi somente em 1918 que os caminhos de ferro de Ambaca e Malanje são unificados, passando ambos a ser chamados de "Caminho de Ferro de Luanda" (CFL)
856 4# $uhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_de_Ferro_de_Luanda

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