Open Data Biblioteca Nacional de Portugal


República Portuguesa: Ministério da Cultura
Biblioteca Nacional de Portugal

Catálogo da BNP: acesso por Identificadores Unívocos
Registos Bibliográficos associados ao registo de autoridade

Etiqueta de registo: 00453cam 2200169 450
001 1008174
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1008174
005 19991129000000.0
100 ## $a19991129d1787 km y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aDE
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ar
200 1# $aLettre du public parisien a Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais...
210 #9 $aKell$c[s.n.],$d1787
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4660$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sH.G. 6709//1 V. $x0
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00882cam 02200241 04500
001 1060173
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1060173
005 20020226155900.0
100 ## $a20010625d1999 m y0pory0103 ba
101 1# $apor
102 ## $aPT
105 ## $aa z 000yy
106 ## $ar
200 1# $a O casamento de Fígaro$eou A louca jornada$fPierre Caron de Beaumarchais$g[ed. lit.] Teatro da Cornocópia$gtrad. Luis Miguel Cintra
210 #9 $a[S.l.$cs.n.],$dimp. 1999 [D.L. 2001]
215 ## $a[40] p.$cil.$d30 cm
604 ## $aBeaumarchais,$f1732-1799$t-O casamento de Fígaro$xRepresentações teatrais$x[Programas]$31117038
675 ## $a792(083.97)$vBN$zpor$3601919
675 ## $a821.133.1-22 Beaumarchais .09(083.97)$vBN$zpor$31022160
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aCintra,$bLuís Miguel,$f1949-$4730$329736
712 02 $aTeatro da Cornucópia$4340$382759
966 ## $lBN$mFGMON$sB.A. 20114 V.$x1
966 ## $lBN$mFGMON$sB.A. 20114 V.$x1

Etiqueta de registo: 00713cam 2200229 450
001 1165926
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1165926
010 ## $a972-1-00216-X
021 ## $aPT$b193841/03
100 ## $a20030808d2003 m y0pory0103 ba
101 1# $apor$cfre
102 ## $aPT
105 ## $ay z 001yy
106 ## $ar
200 1# $a O barbeiro de Sevilha ou a precaução inútil$fPierre Augustin Caron de Beaumarchais$gtrad. Valentina Trigo de Sousa
205 ## $a2ª ed
210 #9 $aMem Martins$cEuropa-América,$d2003
215 ## $a105, [7] p.$d18 cm
225 2# $aLivros de bolso Europa-América$v119
304 ## $aTít. orig.: Le barbier de Séville
675 ## $a821.133.1-293"17"$vBN$zpor$31162147
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aSousa,$bValentina Trigo de$4730$3117490
900 ## $aBIBNAC$d20130602
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 92960 P.$x1
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 92960 P.$x1

Etiqueta de registo: 00254ckm 2200109 450
001 1776119
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1776119
100 ## $a20110401f18281837meky0pory0103 ba
101 0# $apor
102 ## $aPT
116 ## $aiiyb
200 0# $a [ Cena de «O barbeiro de Sevilha» ] $bVisual gráfico]
210 #9 $a[S.l.$cs.n.,$dca 1835?]$eLx.ª[i.é, Lisboa]$fRua Augusta, n.º 200 :$gOff. R. lith.
215 ## $a1 gravura$clitografia,p&b$d19,7x30,2 cm (1.ª esquadria da imagem, sem letra)
304 ## $aTítulo atribuído pelo catalogador, tratando-se de uma cena da peça teatral de Beaumarchais (1732-1799), «Le Barbier de Seville ou la précaution inutile» (1775), provavelmente na versão operática de Rossini (1792-1868), originalmente intitulada pelo próprio compositor italiano "Almaviva o sia l'inutile precauzione» (1816), para não se confundir com a que havia sido estreada em 1782 por Paisiello (1740-1816), «Il barbieri di Siviglia o vero la precauzione inutile», ainda que ambas se tivessem servido da adaptação do libretista Cesare Sterbini (1784-1831)
306 ## $aData segundo período de actividade do impressor e outras características formais
316 ## $aDim. f. (truncada): 21x32 cm$5PTBN: E. 1641 P.
321 1# $aSoares, E. - Inv. da col. de est., n.º 1641
500 11 $a O barbeiro de Sevilha
606 ## $aCenas de música$x[Estampas]$2SIPOR$31384072
675 ## $a763(=1:469)"18"(084.1)$vBN$zpor$3408251
675 ## $a782(469)"18"(084.1)$vBN$zpor$3655397
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aRossini,$bGioachino,$f1792-1868$4100$393958
702 #1 $aSterbini,$bCesare,$f1784-1831$4100$393970
712 02 $aOficina Régia Litográfica$4610$31218499
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mICONOG$sE. 1641 P.$x6
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00269ndm 2200145 450
001 1676740
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1676740
100 ## $a20080131f17861860km y0pory01030103ba
101 0# $aita
102 ## $aPT
106 ## $ah
200 1# $aNon piu andrai farfallone amoroso$bMúsica manuscrita]$eAria$fDel Sig.r Wolf. Mozart
210 #1 $d[Entre 1786 e 1860]
215 ## $aPartitura ([18] f.)$d220x293 mm
300 ## $aPersonagem: Figaro
307 ## $aEncadernado com outras partituras de árias
310 ## $aEncadernação em pastas de cartão com papel marmoreado, lombada e cantos em pele
317 ## $aI.P.P.C., Fundo do Conde de Redondo, Colectânea XI, F.C.R. 140.0$5PTBN: F.C.R. 561//2
500 10 $a Le nozze di Figaro.$iNon piu andrai,$rB, orq, b;$uDó maior
606 ## $aÓperas$zSéc. 18$j[Música manuscrita]$2SIPOR$31159743
606 ## $aÁrias$j[Música manuscrita]$2SIPOR$31203840
675 ## $a78.089.6$vBN$zpor$3536969
675 ## $a782$vBN$zpor$3291551
675 ## $a784.2$vBN$zpor$3461637
700 #1 $aMozart,$bWolfgang Amadeus,$f1756-1791$368108
701 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$4480$334997
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aSilva,$bJoaquim Casimiro da,$f1767-1860$4700$31227128
712 01 $aPortugal.$bInstituto Português do Património Cultural.$bDepartamento de Musicologia$4390$3285717
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sF.C.R. 561//2 $x6
995 ## $aPRR2022 $d20231115$idfontes$zBND

Etiqueta de registo: 00269ndm 2200145 450
001 1673815
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1673815
100 ## $a20071211f17881850k y0pory0103 ba
101 0# $aita
102 ## $aPT
200 1# $aAxur$bMúsica manuscrita]$eRei d'Ormus$eDuetto$fDel Sigr.e Antonio Sallieri
210 #1 $d [entre 1788 e 1850]
215 ## $aPartitura ([8] f.)$d226x320 mm
300 ## $aPersonagens: Aspasia e Fiammeta
307 ## $aEncadernado com outras partituras de árias
310 ## $aEncadernação em pastas de cartão com papel marmoreado, lombada e cantos em pele
317 ## $aProv.: I.P.P.C., Fundo do Conde de Redondo, Colectânea VII, F.C.R. 188.1$5PTBN: F.C.R. 557//6
500 10 $aAxur re d'Ormus.$iSalva me da tanto affanno,$rS, S, 2vl, vla, b,$uSi ¬ maior
545 1# $aSalva me da tanto affanno
606 ## $aÓperas$zSéc. 18$j[Música manuscrita]$2SIPOR$31159743
606 ## $aÁrias$j[Música manuscrita]$2SIPOR$31203840
675 ## $a78.089.6$vBN$zpor$3536969
675 ## $a784.2$vBN$zpor$3461637
675 ## $a782$vBN$zpor$3291551
700 #1 $aSalieri,$bAntonio,$f1750-1825$363917
701 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$4480$334997
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
712 01 $aPortugal.$bInstituto Português do Património Cultural.$bDepartamento de Musicologia$4390$3285717
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sF.C.R. 557//6 $x6
995 ## $aPRR2022 $d20231115$idfontes$zBND
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00269nam 2200145 450
001 1563121
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1563121
100 ## $a20070216d1791 k y0pory01030103ba
101 0# $aita $apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000iy
106 ## $ar
200 1# $a Il Barbiere di Siviglia ovvero La precauzione inutile$d O Barbeiro de Sevilha ou A precaução inútil$edramma giocoso per musica$f[La Musica è del Sig. Giovanni Paisiello]$zpor
210 #9 $aA Lisbona$cNella Stamperia di simone Taddeo Ferreira,$d1791
215 ## $a157 p.$d14 cm
300 ## $aNa folha de rosto: 'Da rappresentarsi nel Teatro della Rua dos Condes in Lisbona nell'estate del anno 1791.'
300 ## $aEdição bilingue: texto italiano e trad. portuguesa frente a frente
300 ## $aPersonagens: Rosina, Il Conte D'Almaviva, Bartolo, Figaro, Don Basilio, Lo Svegliato, Giovinetto, Un Notaro, Un Alcalde
316 ## $aExemplar encadernado em pele$5PTBN: T.S.C. 24 P.
317 ## $aTeatro de São Carlos$5PTBN: T.S.C. 24/5 P.
327 1# $aOs intérpretes associados à lista dos personagens
500 10 $a Il barbiere di Siviglia$lÓperas
510 1# $a O barbeiro de Sevilha$zpor
517 1# $a La precauzione inutile
601 02 $aTeatro da Rua dos Condes$j[Libretos]$2SIPOR$31264805
606 ## $aLibretos$2CLIPMU$3162053
620 ## $dLisboa
675 ## $a78.089.1$vBN$zpor$3506605
700 #1 $aPetrosellini,$bGiuseppe,$f1727- ca. 1797$340612
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aPaisiello,$bGiovanni,$f1740-1816$4230$340422
702 #1 $aFerreira,$bSimão Tadeu,$ffl. 178--1831$4610$388558
712 01 $aPortugal.$bTeatro Nacional de São Carlos$4390$315629
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 24 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 25 P. $x6
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00269ndm 2200145 450
001 1385765
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1385765
100 ## $a20061115f17991820k y0pory0103 ba
101 0# $aita
102 ## $aPT
200 1# $aDei Pietosi Etterni Dei$bMúsica manuscrita]$eAzur$fDel Sig.r Gerolamo Crescentini
210 #1 $d[Entre 1799 e 1820]
215 ## $aPartitura (ff. 92 a 105)$d230x308 mm
300 ## $aNúmero de inventário do Seminário da Patriarcal: "Arias de Soprano nº 62"
304 ## $a No ms. o nome "Gerolamo Crescentini" aparece riscado e substituído por "Francesco Nazolini", que não corresponde ao autor uma vez que a ópera "Axur re d'Ormus" foi composta por Salieri. Crescentini cantou o papel de Attar no Teatro Nacional de S. Carlos em 1799 e há notícia de ter composto pelo menos uma ária para esta ópera
310 ## $aEncadernação cansada em pastas de cartão com papel de fantasia, cantos e lombada em pele com ferros a ouro. Vestígios de bibliófagos
317 ## $aProv.: Conservatório Nacional$5PTBN: C.N. 102//6
321 ## $a[Inventário do Seminário da Patriarcal]: M.M. 4987
321 ## $aCabral, Rui - Inventário Preliminar dos Livros de Música do Seminário da Patriarcal
321 ## $aCranmer, David - Opera in Portugal$b1793-1828
500 10 $aAxur re d'Ormus.$iDei pietosi etterni Dei.$rS, 2ob, 2cor, 2vl, vla, b ;$uRé maior
606 ## $2SIPOR$31159743
606 ## $2SIPOR$31203840
675 ## $a78.089.6$vBN$zpor$3536969
675 ## $a784.2$vBN$zpor$3461637
700 #1 $aSalieri,$bAntonio,$f1750-1825$363917
701 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$4480$334997
702 #1 $aCrescentini,$bGirolamo,$f1762-1846$4721$363833
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
712 02 $aReal Seminário da Patriarcal (Lisboa)$4390$31153210
712 01 $aPortugal.$bConservatório Nacional.$bEscola de Música$4390$31172174
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sC.N. 102//6 $x6
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00823cam 22002411 450
001 874450
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/874450
005 20000405112200.0
095 ## $aPTBN00631810
100 ## $a19921110d1900 k a0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $a Le barbier de Séville$ecomédie... (théâtre de Beaumarchais)
210 #9 $aParis$cLibrairie de la Bibliothéque Nationale,$d1900
215 ## $a160 p.$d11 cm
225 2# $aBibliothéque Nationale
325 1# $aBraille impresso (grau 2). - Paris : Association Valentin Haüy, 1911. - 2 vol. ; 26 cm. - Cota ALDV: 371bl_001-371bl_002
339 ## $aAVH $bBraille impresso (grau 2) $c $dNao $e371bl_001-371bl_002
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $d2v$lBN$mINVISU$s371 1089$x0
966 ## $lBN$mINVISU$s371bl_001-371bl_002 $x0
997 ## $aBIBEOD
998 ## $aUCB29-719

Etiqueta de registo: 00624cam 2200193 450
001 816150
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/816150
005 20000911190700.0
095 ## $aPTBN00467062
100 ## $a19930621d1819 k y0pory01030103ba
101 1# $aita$apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ar
200 1# $a O barbeiro de Sevilha$bLibreto]$edrama jocoso para se representar no Real Theatro de S. Carlos$f[poesia de Filippe Hilbrath$gmusica de Rossini]
210 #9 $aLisboa$cTyp. de Bulhões,$d1819
215 ## $a122 p.$d17 cm
300 ## $aEdição bilingue: texto italiano e tradução portuguesa frente a frente
317 ## $aProv.: Teatro de São Carlos$5PTBN: T.S.C. 346 P.
327 1# $aOs intérpretes associados à lista dos personagens
500 10 $a Il barbiere di Siviglia$lÓperas
517 1# $aAlmaviva, ossia L'inutile precauzione
601 02 $2SIPOR$31264404
606 ## $2SIPOR$3162053
675 ## $a78.089.1$vBN$zpor$3506605
700 #1 $aSterbini,$bCesare,$f1784-1831$393970
702 #1 $aHilbrath,$bFilippo,$ffl. 1817-1819$4730$399167
702 #1 $aRossini,$bGioachino,$f1792-1868$4230$393958
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
712 02 $aTipografia de Bulhões$c(Lisboa)$4610$31272108
712 01 $aPortugal.$bTeatro Nacional de São Carlos$4390$315629
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sM. 63 P. $x2
966 ## $lBN$mMUSICA$sM. 948 P. $x0
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 346 P. $x6

Etiqueta de registo: 00464cam 2200169 450
001 490538
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/490538
005 19990101000000.0
095 ## $aPTBN00693341
100 ## $a19950223d1851 km y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $aThéatre de Beaumarchais$eprécédé d'une notice sur sa vie et ses ouvrages
210 #9 $aParis$cFirmin Didot Fréres,$d1851
215 ## $a1 v.
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 5169 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00482cam 02200169 04500
001 490562
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/490562
005 19990101000000.0
095 ## $aPTBN00693365
100 ## $a19950223d19 km y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $aThéatre de Beaumarchais, suivi de ses poesies diverses et précédé d;obvervations littéraires
210 #9 $aParis$cGarnier Fréres,$d[19--]
215 ## $a1 v.
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 5192 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00661cam 02200217 04500
001 501140
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/501140
005 20000405112800.0
095 ## $aPTBN00704002
100 ## $a19950317d18 m y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $a Le mariage de Figaro
210 #9 $aParis$cDelarue,$d[18--]
215 ## $a1 v.$d
305 ## $aÉdition collationée sur le texte original
325 1# $aBraille impresso (grau 2). - Paris : Association Valentin Haüy, 1912. - 2 vol. ; 26 cm. - Cota ALDV: 372bl_001-372bl_002
339 ## $aAVH $bBraille impresso (grau 2) $c $dNao $e372bl_001-372bl_002
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 11198 P.
966 ## $d2v$lBN$mINVISU$s372 1091$x0
966 ## $lBN$mINVISU$s372bl_001-372bl_002 $x0
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00538cam 2200205 450
001 524909
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/524909
005 19990103000000.0
095 ## $aPTBN00727959
100 ## $a19950508d1865 m y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $a Le barbier de Seville et le mariage de Figaro
205 ## $a3ª ed
210 #9 $aParis$cImp. Dubuisson et C ie,$d1865
215 ## $a2 v.
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
930 ## $lBN$dL. 25747-48 P.
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 25747 P.
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 25748 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00530cam 2200193 450
001 620500
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/620500
005 19990105000000.0
095 ## $aPTBN00831873
100 ## $a19960902d1859 km y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $aMémoires de Beaumarchais dans l'affaire goezman
205 ## $aNouv. éd
210 #9 $aParis$cGarnier Fréres,$d1859
215 ## $aXX, 411 p
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aSainte-Beuve,$bCharles Augustin,$f1804-1869$4210$359574
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sH.G. 15858 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 02354cbm 02200421 04500
001 621250
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/621250
005 19990105000000.0
095 ## $aPTBN00832648
100 ## $a19960913j17930120k y0pory0103 ba
101 1# $apor$cfre
105 ## $ay z 000dy
106 ## $ah
200 1# $aDrama jocozo em muzica para se reprezentar no Theatro da Rua dos Condes intitulado O barbeiro de Sevilha ou A precaução inutil$bManuscrito]$eno Estio do anno de 1791$f[Pierre Augustin Caron de Beaumarchais]
210 #1 $d1793 Jan. 20
215 ## $a[1], 25 f., enc.$d21 cm
300 ## $aCópia autógr. de António José de Oliveira
300 ## $aDrama jocoso em 4 actos
300 ## $aTrad. de: Le barbier de Séville ou La précaution inutile / Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, provavelmente através da versão italiana Il barbiere di Siviglia ovvero la precauzione inutile / adapt. por Giuseppe Petrosellini (?) (cf. Pensar é morrer ou O Teatro de São Carlos... / Mário Vieira de Carvalho. - Lisboa : Imp. Nac.-Casa da Moeda, 1993. - p. 327)
300 ## $aRepresentado com mús. de: Giovanni Paisiello, dir. por António Leal Moreira
300 ## $aPubl. em: Lisboa : Off. de Simão Thaddeo Ferreira, 1791 (v. Catálogo da colecção de miscelâneas : teatro. - Coimbra : Coimbra Edit., 1974. - p. 137-138)
307 ## $aEnc. em pele. Lombada com frisos dourados e rótulo em pele castanha com tít. também em dourado. Tít. da lombada: Comedias. T. XLV
500 10 $a O barbeiro de Sevilha ou A precaução inútil
516 1# $aComédias. Tomo 45º
517 1# $a A precaução inútil
675 ## $a821.133.1-22"17"(0.032)$vBN$zpor$3604636
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aPetrosellini,$bGiuseppe,$f1727- ca. 1797$4010$340612
702 #1 $aPaisiello,$bGiovanni,$f1740-1816$4230$340422
702 #1 $aMoreira,$bAntónio Leal,$f1758-1819$4230$3227445
702 #1 $aOliveira,$bAntónio José de,$ffl.178-179-$4700$337851
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
856 40 $uhttps://purl.pt/15242
856 41 $uhttps://purl.pt/15242/service/media/cover/low
856 49 $uhttps://purl.pt/15242/service/media/pdf$qapplication/pdf
958 ## $aBND$bLivre$cDigitalizado$d1$ehttps://purl.pt/15242/service/media/cover/max
966 ## $lBN$mRESMAN$sCOD. 1396//9
995 ## $aTeatro AJO $zBND$d20140826$idfontes

Etiqueta de registo: 00653cam 2200205 450
001 633820
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/633820
005 19990105000000.0
095 ## $aPTBN00845427
100 ## $a19961122d1777 k y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aNL
200 0# $aCollection complette des mémoires de Monsieur de Beaumarchais...
210 #9 $aA la Haye$caux dépens de la Compagnie,$d1777
215 ## $a2 v.
500 10 $aCollection compléte des mémoires...
620 ## $dHaye
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
856 42 $zPágina de título$uhttp://patrimonia.porbase.org/hg-2442-p/hg-2442-p_y-01_rosto_t24-C-R0150.jpg$2Página de título
930 ## $lBN$mAG$dH.G. 2442-2443 P.
966 ## $lBN$mFGMON$sH.G. 2442 P.
966 ## $lBN$mFGMON$sH.G. 2443 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00269ncm 2200145 450
001 1586189
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1586189
100 ## $a20070330d1973 k y0pory0103 ba
101 0# $ager $aita
102 ## $aDE
105 ## $agh z 000yy
106 ## $ar
200 1# $aBühnenwerke$bMúsica impressa]$eLe nozze di Figaro$eKV 492$fWolfgang Amadeus Mozart$gvorgelegt von Ludwig Finscher
210 #9 $aKassel$cBärenreiter,$d1973
215 ## $aPartitura (2 v.) (XXX, 643 p.)$d33 cm
225 2# $aNeue Mozart-Ausgabe.$hSerie II/5$v16
301 ## $aN.º de identificação: BA 4565
500 10 $a Le nozze di Figaro,$sKV 492
541 1# $a As bodas de Fígaro
600 #1 $aMozart,$bWolfgang Amadeus,$f1756-1791$xObra completa$j[Música impressa]$2SIPOR$31185444
606 ## $aÓperas$zSéc. 18$j[Música impressa]$2SIPOR$31015861
675 ## $a78.089.6$vBN$zpor$3536969
675 ## $a782$vBN$zpor$3291551
675 ## $a782.7$vBN$zpor$31255311
700 #1 $aMozart,$bWolfgang Amadeus,$f1756-1791$368108
701 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$4480$334997
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aFinscher,$bLudwig,$f1930-2020$4340$3281146
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $dActos 1-2$lBN$mMUSICA$sM.P. 1958 A.$x2
966 ## $dActos 3-4$lBN$mMUSICA$sM.P. 1959 A.$x2

Etiqueta de registo: 00728cam 22002051 450
001 270202
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/270202
005 20020228163600.0
095 ## $aPTBN00280902
100 ## $a19970101d1960 km y0pora0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR$aBE
200 1# $a Le barbier de Séville$ecomédie en quatre actes$fBeaumarchais$gprésentée par Léon Lejealle$gaccompagné d'une étude de G. Matoré sur la langue de Beaumarchais
210 #9 $aParis$aBruxelles$cLibr. Marcel Dichier,$dcop. 1960
215 ## $a111 p.$cil.$d21 cm
225 2# $a Les classiques de la civilization francaise
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aLejealle,$bLéon$4080$3444356
702 #1 $aMatoré,$bGeorges$4220$3252307
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sB.R. 13379$x3
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00705cam 022002171 04500
001 266928
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/266928
005 19981206235800.0
095 ## $aPTBN00277606
100 ## $a19751001d1975 m y0pora0103 ba
101 1# $apor$cfre
102 ## $aPT
200 1# $a O barbeiro de Sevilha precaução inútil$fPierre Augustin Caron de Beaumarchais$gtrad. Valentina Trigo de Sousa
210 #9 $aMem Martins$cEuropa-América,$d1975
215 ## $a106 p.$d18 cm
225 2# $aLivros de bolso Europa-América$v119
304 ## $aTít. orig.: Le barbier de Séville
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aSousa,$bValentina Trigo de$4730$3117490
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 69452 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00501cam 02200205 04500
001 209987
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/209987
005 19981130211800.0
095 ## $aPTBN00217616
100 ## $a19891229d185 m y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
105 ## $ay z 001yy
106 ## $ar
200 1# $aTheatre de Beaumarchais
210 #9 $aParis$cBibl. Hachette,$d[185-]
215 ## $a285, [2] p.
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 84448 P.$x2
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00736cam 022002411 04500
001 427468
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/427468
005 20000703113900.0
095 ## $aPTBN00456488
100 ## $a19930419d195 k y0pory0103 ba
101 0# $apor
102 ## $aPT
200 1# $a As bodas de Fígaro$bArgumento$fdir. Mário de Sampayo Ribeiro$gmúsica de Mozart
205 ## $a2ª ed. actualizada
210 #9 $aLisboa$cValentim de Carvalho,$d[195-]
215 ## $a63, [1] p.$cil.$d19 cm
225 2# $aOpera$v65
675 ## $a782$vmed$zpor$3291551
700 #1 $aRibeiro,$bMário de Sampaio,$f1898-1966$384758
702 #1 $aMozart,$bWolfgang Amadeus,$f1756-1791$4230$368108
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sM. 305 V.$x1
997 ## $aBIBEOD
998 ## $aCI347-202

Etiqueta de registo: 00705cam 22002291 450
001 561881
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/561881
005 19990103000000.0
095 ## $aPTBN00769057
100 ## $a19950918d1965 m y0pory0103 ba
101 1# $apor$ceng
102 ## $aPT
200 1# $a O barbeiro de Sevilha ;$a As bodas de fígaro$fBeaumarchais$gtrad. Mário Braga
210 #9 $a[Porto]$cCivilização,$d1965
215 ## $a289 p., [1] f.$d17 cm
225 2# $aCivilização
304 ## $aTít. orig. : Le barbier de Séville
304 ## $aTít. orig. : Le mariage de figaro
517 1# $a As bodas de fígaro
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aBraga,$bMário,$f1921-2016$4730$316491
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 57178 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00631cam 2200217 450
001 965882
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/965882
005 20000503134600.0
095 ## $aPTBN01046676
100 ## $a19950710g19319999km y0pory0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $aTéatre complet$fBeaumarchais
210 #9 $aParis$cRené Hilsum,$dcop. 1931
215 ## $avol.$d18 cm
225 2# $aGénie de la France
327 0# $aVol. 1 : Eugénie ; Les deux amis ; Le barbier de Séville. - 315, [2] p
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $b001$dIº v.$lBN$mFGMON$pDoação Adolfo Casais Monteiro$sL. 94709 P.$x3
997 ## $aBIBEOD
998 ## $aJP142-235

Etiqueta de registo: 00269nam 2200145 450
001 1586394
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1586394
100 ## $a20070404f18191820k y0pory0103 ba
101 0# $apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ar
200 1# $a O barbeiro de Sevilha$bLibreto]$edrama jocoso para se representar no R. T. de S. João$f[A musica é do celebre Rossini]
210 #9 $aPorto$cImprensa Popular,$d[1819-1820]
215 ## $a45 p.$d15 cm
317 ## $aProv.: Teatro de São Carlos$5PTBN: T.S.C. 347/8/9 P.
327 1# $aOs intérpretes associados à lista dos personagens
500 10 $a Il barbiere di Siviglia$lÓperas
517 1# $aAlmaviva, ossia L'inutile precauzione
601 02 $2SIPOR$31264408
606 ## $2SIPOR$3162053
620 ## $dPorto
675 ## $a78.089.1$vBN$zpor$3506605
700 #1 $aSterbini,$bCesare,$f1784-1831$393970
702 #1 $aRossini,$bGioachino,$f1792-1868$4230$393958
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
712 01 $aPortugal.$bTeatro Nacional de São Carlos$4390$315629
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 347 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 348 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 349 P. $x6
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00787cam 022002531 04500
001 59904
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/59904
005 19981117084900.0
095 ## $aPTBN00061880
100 ## $a19760401d1976 m y0pora0103 ba
101 1# $apor$cfre
102 ## $aPT
200 1# $a As bodas de Fígaro$fBeaumarchais$gtrad. Valentina Trigo de Sousa
210 #9 $aMem Martins$cEuropa América,$d1976
215 ## $a174 p.$d18 cm
225 2# $aLivros de Bolso Europa América$v128
300 ## $aBeaumarchais pseud. de Pierre Augustin Caron
300 ## $aTít orig. : Le mariage de Figaro
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aSousa,$bValentina Trigo de$4730$3117490
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 69847 P.
997 ## $aBIBEOD
998 ## $aCR203 - 00033

Etiqueta de registo: 00943cam 02200265 04500
001 47183
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/47183
100 ## $a19831001d1983 m y0pora01030103ba
101 1# $apor$aita
102 ## $aPT
105 ## $aag z 000yy
106 ## $ar
200 1# $a As bodas de Fígaro$fWolfgang A. Mozart$glibreto orig. Lorenzo da Ponte$gtrad. Manuel Rosa
210 #9 $aLisboa$cNotícias,$d[D.L. 1983]
215 ## $a199 p.$cil.$d18 cm
225 2# $aÓperas imortais$v3
317 ## $aColeção Cremilde e Gerhard Doderer$5PTBN: DOD.M. 224
606 ## $aLibretos$2SIPOR$3162053
675 ## $a782$vmed$zpor$3291551
702 #1 $aMozart,$bWolfgang Amadeus,$f1756-1791$4230$368108
702 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$4480$334997
702 #1 $93$aRosa,$bManuel$4730$31808291
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$p {ºd$sL. 78429 P.$x1
966 ## $lBN$mMUSICA$sDOD.M. 224$x3
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 01671nam 2200385 450
001 1560820
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1560820
100 ## $a20070111d1799 k y0pory01030103ba
101 0# $aita $apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000iy
106 ## $ar
200 1# $aAxur, Re d'Ormus$edramma tragicomico per musica$f[La Musica è del Sig. Antonio Salieri]
210 #9 $aLisbona$cNella Stamperia di Simone Tadeo Ferreira,$d1799
215 ## $a142 p.$d15 cm
300 ## $aAinda na folha de rosto: 'Da rappresentarsi nel Regio Teatro di S. Carlo della Principessa la Primavera dell'anno 1799''
300 ## $aPersonagens: Axur, Atar, Arteneo, Altamor, Aspasia, Fiametta, Biscroma, Elamir
300 ## $aEdição bilingue: texto original italiano e trad. portuguesa frente a frente
307 ## $aMarcas de bibliófagos
317 ## $aTeatro de São Carlos$5PTBN: T.S.C. 21 P.
327 1# $aOs intérpretes associados à lista dos personagens
500 10 $aAxur, Re d'Ormus$lÓperas
606 ## $aLibretos$2SIPOR$3162053
620 ## $dLisboa
675 ## $a78.089.1$vBN$zpor$3506605
700 #1 $aDa Ponte,$bLorenzo,$f1749-1838$334997
702 #1 $aSalieri,$bAntonio,$f1750-1825$4230$363917
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aFerreira,$bSimão Tadeu,$ffl. 178--1831$4610$388558
712 01 $aPortugal.$bTeatro Nacional de São Carlos$4390$315629
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
856 40 $uhttps://purl.pt/33141
856 41 $uhttps://purl.pt/33141/service/media/cover/low
856 49 $uhttps://purl.pt/33141/service/media/pdf$qapplication/pdf
958 ## $aBND$bLivre$cDigitalizado$d1$ehttps://purl.pt/33141/service/media/cover/max
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 21 P. $x6

Etiqueta de registo: 00527cam 2200169 450
001 491582
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/491582
005 19990101000000.0
095 ## $aPTBN00694386
100 ## $a19950301d1794 km y0pory0103 ba
101 0# $aita
102 ## $aPT
200 1# $aEugenia$edramma in prosa, misto d'arie per musica, e tolto d'al francese, per rappresentarsi nel Regio Teatro di S. Carlo
210 #9 $aLisbona$cStamp. Simone Taddeo Ferreira,$d1794
215 ## $a1 v.$d20 cm
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 5266 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00415cam 2200169 450
001 498720
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/498720
005 19990102000000.0
095 ## $aPTBN00701561
100 ## $a19950310j1788 km y0pory0103 ba
101 0# $apor$cfre
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ar
200 1# $aTheatro estrangeiro. Numero V. Os dous amigos, ou o negociante de Lyaõ, comedia de Beaumarchais
210 #9 $aLisboa$cna Typografia Rollandiana,$d1788
215 ## $a102, [2 br.] p$d8º (20 cm)
304 ## $aFaz parte de um conjunto de seis peças de teatro francês traduzidas para o português
305 ## $aPor baixo do pé de imprensa: "Com licença da Real Meza da Commissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros"
321 ## $aInocêncio 7, 298
500 11 $aTeatro estrangeiro
518 1# $a Os dois amigos ou o negociante de Lião
620 ## $dLisboa
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
712 02 $aTipografia Rolandiana$4610$3121181
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sL. 5610//5 P.
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00000nam 2200025 450
001 1926670
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1926670
100 ## $a20160330d1951 m y0pory01030103ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
106 ## $ar
200 1# $a Le mariage de Figaro
210 #9 $aParis$cLibrairie Hachette,$dcop. 1951
215 ## $a126, [2] p.
316 ## $aNotas ms. do autor$5PTBN: J.S. 5059
317 ## $aBiblioteca Jorge de Sena$5PTBN: J.S. 5059
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$pBiblioteca Jorge de Sena$sJ.S. 5059$x3

Etiqueta de registo: 00000nam 2200025 450
001 1926669
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1926669
100 ## $a20160330d1971 m y0pory01030103ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
106 ## $ar
200 1# $a Le barbier de Séville
210 #9 $aParis$cBordas,$dcop. 1971
215 ## $a191, [8] p.
225 2# $a Les petits classiques Bordas$v12
317 ## $aBiblioteca Jorge de Sena$5PTBN: J.S. 5058
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$pBiblioteca Jorge de Sena$sJ.S. 5058$x3

Etiqueta de registo: 00000nam 2200025 450
001 1932088
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/1932088
100 ## $a20160520d1954 m y0pory01030103ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
106 ## $ar
200 1# $a Le barbier de Séville ;$a Le mariage de Figaro
210 #9 $aParis ;$aNice$cSociété Imprimatur,$d1954
215 ## $a372, [3] p. em caixa
517 1# $a Le mariage de Figaro
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aGradassi,$bJean$4440$31681840
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$pFernando Moura$sL. 157047 V.$x3
972 ## $e1$d20211104$vasantos
973 ## $cigoulao$d20211102

Etiqueta de registo: 00254nbm 2200025 450
001 2089170
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/2089170
100 ## $a20220106d1803 k y0pory01030103ba
101 1# $apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ah
200 1# $aEugenia$eDrama em cinco Actos em proza$fPor Mr. de Beaumarchais$gTraduzido em Lingua vulgar$bManuscrito]
210 #1 $d1803
215 ## $a[72] f.$d22 cm
300 ## $aCópia cuidada
307 ## $aDidascálias destacadas em letra mais pequena
307 ## $aEncadernação meia francesa com lombada e cantos em pele e pastas de cartão revestidas a papel marmoreado; corte verde; códice envolvido em pasta com 5 códices: "Theatro / Portuguez / M.s / 5"
316 ## $aCota antiga: V-2-5 N. 4
327 1# $aApresentação à Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, assinada por Joaquim Guilherme da Costa Posser (f. de título)$aLicença de representação (f. de título)$aIntegra uma coleção de peças de teatro manuscritas (originais, imitações e traduções), composta por 26 pastas, cada uma com várias peças (COD. 7050 a COD. 7075)
516 1# $aTeatro Português
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aPosser,$bJoaquim Guilherme da Costa,$f1761-1839$4190$31830844
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mRESMAN$sCOD. 7054//4
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00644cam 2200205 450
001 817939
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/817939
100 ## $a19930709d1853 k y0pory01030103ba
101 0# $aita$apor
102 ## $aPT
105 ## $ay z 000yy
106 ## $ar
200 1# $a O barbeiro de Sevilha$bLibreto]$edrama jocoso para se representar no Real Theatro de S. Carlos$f[A musica é do celebre Rossini]
210 #9 $aLisboa$cElias José da Costa Sanches,$d1853
215 ## $a121 p.$d16 cm
300 ## $aEdição bilingue: texto em italiano e tradução portuguesa frente a frente
317 ## $aI.P.P.C., Fundo do Conde de Redondo$5PTBN: F.C.R. 6 P.
317 ## $aTeatro de São Carlos$5PTBN: T.S.C. 350-353 P., T.S.C. 1515//3 P.
327 1# $aOs intérpretes associados à lista dos personagens
500 10 $a Il barbiere di Siviglia$lÓperas
601 02 $aTeatro de São Carlos$j[Libretos]$2SIPOR$31264404
606 ## $aLibretos$2SIPOR$3162053
675 ## $a78.089.1$vBN$zpor$3506605
700 #1 $aSterbini,$bCesare,$f1784-1831$393970
702 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$4100$326261
702 #1 $aRossini,$bGioachino,$f1792-1868$4230$393958
712 01 $aPortugal.$bInstituto Português do Património Cultural.$bDepartamento de Musicologia$4390$3285717
712 01 $aPortugal.$bTeatro Nacional de São Carlos$4390$315629
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mMUSICA$sF.C.R. 6 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sM. 108 P. $x2
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 350 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 351 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 352 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 353 P. $x6
966 ## $lBN$mMUSICA$sT.S.C. 1515//3 P. $x6
995 ## $aPRR2022 $d20231115$idfontes$zBND
997 ## $aBIBEOD

Etiqueta de registo: 00254nam 2200025 450
001 2167875
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/2167875
100 ## $a20240523d1944 m y0pory01030103ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
106 ## $ar
200 1# $aThèâtre choisi
210 #9 $aParis$cLutetia-Nelson,$d1944
215 ## $a573, [3] p.
317 ## $aBiblioteca Matilde Rosa Araújo$5BNPT: L. 121351 P.
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
702 #1 $aFaguet,$bÉmile,$f1847-1916$4080$325442
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$pBiblioteca Matilde Rosa Araújo$sL. 121351 P.$x3
973 ## $cigoulao$d20240527

Etiqueta de registo: 00537cam 02200181 04500
001 287906
003 http://id.bnportugal.gov.pt/bib/catbnp/287906
005 19981209151500.0
095 ## $aPTBN00299757
100 ## $a19970101d19 m y0pora0103 ba
101 0# $afre
102 ## $aFR
200 1# $a Le mariage de Figaro ou La folle journée$ecomédie en cinq actes en prose$fBeaumarchais
210 #9 $aParis$cNilsson,$d[19--]
215 ## $a128 p.$d17 cm
225 2# $a Les 100 chefs d'oeuvre qu'il faut lire$v17
675 ## $a821.133.1-2"17"$vBN$zpor$31401145
700 #0 $aBeaumarchais,$f1732-1799$326261
801 #0 $aPT$bBN$gRPC
966 ## $lBN$mFGMON$sB.R. 4491
997 ## $aBIBEOD

OpendataBNP@bnportugal.pt | Mais informação sobre acesso aos dados BNP